#yBoxlover Responde – Danilo Paulino sobre E-mail Marketing

  • Home / Blog / #yBoxlover Responde –…

#yBoxlover Responde – Danilo Paulino sobre E-mail Marketing

Danilo Paulino, nosso IT Manager responde três perguntas de maneira clara e direta, sobre esse tema.

Ficou curiosa (o)? Então, confira a entrevista ?

 

O que é e-mail marketing?

O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias.

Esse contato por meio do disparo de emails pode ser feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de escalar o processo de personalização das mensagens.

Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:
Oferta de passagem aérea;
Promoções;
Confirmação de uma compra online;
Newsletter.
No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Como diferenciar SPAM de e-mail marketing?

Muitas pessoas geralmente associam e-mail marketing com SPAM, mas existe uma grande diferença entre ambos: a permissão de quem recebe o e-mail.

No SPAM, os e-mails são enviados a milhares de usuários sem a permissão destes, o que incomoda, pois ocupa espaço na caixa de e-mail com informações que na maioria dos casos não são interessantes para a pessoa que recebe o e-mail.

No e-mail marketing, os e-mails são enviados com o consentimento do dono da conta, ou seja, o destinatário quer receber seus e-mails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor.

Obviamente, criar uma grande lista de e-mails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de e-mails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por e-mail é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.

Além do que é uma prática que pode prejudicar o sucesso de qualquer estratégia de e-mail marketing, aumentando as chances de sua empresa ser denunciada nos servidores de e-mail. E também SPAM é uma estratégia que possui uma taxa de conversão muito ruim, principalmente se compararmos com uma estratégia de e-mail marketing construída de maneira correta.

Por que essa estratégia ainda é tão usada em campanhas de geração de leads?

Com uma previsão de 310 bilhões de usuários até 2021, certamente o email é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, aliás, a um custo relativamente baixo em comparação com publicidade em sites, ads, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais.

92% dos usuários na internet têm pelo menos 1 conta de e-mail. Dados também revelam que 60% dessas pessoas verificam o e-mail pelo menos uma vez todos os dias. Cerca de 85% dos brasileiros usam apenas o celular para acessar a internet, ou seja, todas as informações sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços podem estar na palma da mão dos seus clientes de forma fácil e prática.

Grande alcance

Quantas pessoas você conhece que não têm uma conta de email? Acredito que dá para contar nos dedos. Esse canal de comunicação é bem difundido. Fora que praticamente tudo o que você vai fazer na internet exige que você tenha um endereço de email. Desde fazer o cadastro em uma rede social, utilizar um serviço de streaming de música ou filmes até realizar uma compra. Ou seja, mesmo que o seu público-alvo não esteja presente na rede social do momento, é bem provável que você consiga se comunicar com ele através do email.

Garantia de entrega

Você pode ter uma audiência considerável nas redes sociais, mas não tem garantia nenhuma de que suas publicações serão entregues para todos os seus seguidores. Muito pelo contrário. Atualmente sabe-se que as principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram, têm algoritmos que priorizam o que aparecerá no feed dos usuários de acordo com aquilo com que eles mais se engajam.

Por outro lado, no email marketing, se o endereço de todos os contatos estiverem corretos, dificilmente alguém não receberá a sua mensagem. Existem sim alguns casos que ela pode se perder no meio do caminho ou ir parar na caixa de spam. Eu vou te explicar mais sobre isso adiante. Porém se comparado com as redes sociais, essa perda é muito menor, além de que é possível com algumas ações evitar isso.

Formato flexível

Outro aspecto positivo é que o profissional tem bastante liberdade no momento da criação de um email marketing. O layout fica a critério dele, por exemplo. Podem ser inseridas imagens e vídeos que conversem com seu público, textos com linguagem mais adequada e até mesmo GIFs para captar a atenção do destinatário. Vale lembrar que, como vários emails são abertos em dispositivos móveis, muitas empresas optam por enviar mensagens responsivas, ou seja, que se adaptam ao formato da tela.

ROI alto

Além de ser bastante versátil, o email marketing é uma das estratégias que apresentam melhor retorno sobre investimento (ROI). Isso ocorre porque a sua execução exige um gasto mínimo, se comparado às ações de marketing tradicional, por exemplo.

Quer conhecer como você pode ganhar dinheiro com campanhas de performance e trabalhar com marcar incríveis? Clique aqui e vêm conversar com a gente!

Escrever um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *