Tipos de E-mail Marketing
Já sabemos que o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa na geração de leads, deixando de lado quela ideia de serem apenas um spam ou aquelas mensagens indesejadas que você não entende o por que recebeu.
Para muitos usuários, ele ainda é visto como um único objetivo: a venda. Porém, existem muitos outros tipos de comunicações em que o e-mail marketing pode ser utilizado para oferecer algo ao seu cliente. Alguns deles não estão relacionados a venda propriamente dita, mas podem contribuir significativamente para sua estratégia.
Mas, você conhece os tipos de e-mail marketing utilizados e qual é o foco de cada um deles? Confira abaixo alguns modelos:
Vendas e/ou Anúncios: com certeza é o modelo mais comum de e-mail, com o foco total para a venda. Uma das características desse formato são os pequenos textos informando o consumidor uma grande oferta, lançamentos, promoções ou queima de estoque (como mudanças de estações). A mensagem sempre deve ser de fácil compreensão para o cliente, onde ele consiga entender em poucos segundos. Devem ser visuais e objetivas, fazendo com que o cliente, assim que abrir o e-mail, clique nele o mais rápido possível.
Newsletters e novos conteúdos: o principal objetivo deste formato de e-mail é estreitar o relacionamento com o cliente/usuário. Evidente que este tipo de e-mail também pode, indireta e discretamente, aumentar as vendas, mas sem esquecer que seu propósito é passar informação relevante e conteúdos ricos para os leitores.
Pode acontecer de o conteúdo não estar relacionado diretamente com o produto. Vejamos um exemplo: uma loja online de roupas pode enviar semanalmente um e-mail contando sobre as dicas de looks da semana, tendências para o próximo mês, dicas sobre uma peça de roupa especifica (camiseta preta, por exemplo), dentre outros milhares de assuntos relacionados as seu negócio.
Lifecycle Email: aqui, a segmentação é a cereja do bolo da campanha. Existem diversas formas de fazer este tipo de e-mail, e uma delas é o estágio no ciclo de vendas. Podemos considerar: leads, clientes ativos, clientes que já realizaram uma compra, ex-clientes, etc. Lembrando que é importante saber qual oferta mandar para cada cliente, de acordo com o nível em que ele está, onde em cada caso deve haver um objetivo diferente (vender, informar, engajar, ensinar, etc).
E-mails Transacionais: este formato consiste em um e-mail automatizado de acordo com a ação anterior realizada pelo usuário. Digamos que você está vendendo um armário para cozinha e irá adotar a estratégia de e-mail marketing. Suponhamos que sua campanha tenha atingido um total de 40% das vendas apenas com essa ação. E depois disso, o que você irá enviar para seu cliente? Ai que está! Você pode programar o envio automático de produtos que complementem a compra anterior, como um aparelho de jantar, um jogo de facas, entre outros. O ponto chave aqui é a interação do cliente com a sua empresa via e-mail, o que funciona muuito bem.
Pesquisas e Feedback : o modelo de pesquisa pode ser muito útil quando queremos coletar informações sobre nossos clientes, informações essas que podem ser relevantes para o desenvolvimento do seu negócio. Aqui, é muito importante pensar uma estratégia que estimule a participação do cliente.
Bom, deu pra perceber que, com um e-mail marketing, é possível traçar diferentes estratégias para cada objetivo, onde o foco é (e sempre será) o cliente.
Agora, que tal escolher um modelo desses e vir trabalhar com a gente? Aqui na yBox, temos uma equipe especializada neste tipo de campanha.
Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso trabalho! ?
Escrever um comentário